terça-feira, 27 de janeiro de 2009

(219) Comparações


Hoje tentei imaginar a natureza humanizada ou, dizendo doutro modo, aplicar as regras da sociedade humana à vida natural dos outros seres, a esse sistema de equilíbrio cujo principio, embora semelhando anarquias, violência e destruição, é a tentativa do renovo na intenção de melhor adaptação ao meio físico e ambiental.
Seja ainda a destruição do outro por mera imposição da sobrevivência (defesa e alimentação), para tal equipando-se os seres de armas naturais e biológicas, para actuação em plano instintivo, em que tamanho não é argumento.
Qualquer animal, neste contexto, esforça a toma do essencial na rejeição do supérfluo.
Bem, aqui chegado, e conhecendo a organização social humana e suas actuações, entro na casa do desespero para completar a ideia.
Nem mesmo com imaginação consigo adaptar aos outros animais a carga de supérfluos de uso humano.
Não estou a ver o leão preocupado se tem rede no móvel para convidar a leoazinha a dar um salto à discoteca para abanar a juba ou a formiga, na sua labuta, preocupada com o lazer da cigarra, história inventada pelo homem para dar lições que não aprende.
As comparações não resultam, nem delas tiro o gozo pensado, pois, a troco de benefícios espirituais, integraram-me numa sociedade plena de "merdices", como diria amigo meu, ervas malignas da seara da vida.
Olho aqui para a chávena de café e, entristecido, desisto de convidar o leão a fazer-me companhia. Decerto só criticas me faria.

4 comentários:

*Lisa_B* disse...

Olá :-) um sorriso e umas gotinhas de carinho pela manhã.

"Olho aqui para a chávena de café e, entristecido, desisto de convidar o leão a fazer-me companhia. Decerto só criticas me faria."

Depende do leão que convidar para o café porque ele há leões e Leões, o justo e puro de coração não faria criticas...apreciaria o tanto que com ele podia partilhar.

Até logo e carinhos em muitas gotinhas em forma de chuva ...

notyet disse...

Não Lisa, há aí um pequeno desvio.
Leão é leão, cumpre o seu fado e não inventa. Teria assim muita dificuldade em compreender e aceitar as estranhas atitudes dos humanos.
Mais gotinhas

J Araújo disse...

Muito bom o blog. Parabéns, gostei dos textos aqui encontrados.

J Araújo disse...

Boa noite! Passe no meu blog, tem um selo pra vc "OLHA QUE BLOG MANEIRO". Aqui omo sempre, excelentes textos para nossa reflexão. Parabéns!

Abraço,