terça-feira, 27 de janeiro de 2009

(219) Comparações


Hoje tentei imaginar a natureza humanizada ou, dizendo doutro modo, aplicar as regras da sociedade humana à vida natural dos outros seres, a esse sistema de equilíbrio cujo principio, embora semelhando anarquias, violência e destruição, é a tentativa do renovo na intenção de melhor adaptação ao meio físico e ambiental.
Seja ainda a destruição do outro por mera imposição da sobrevivência (defesa e alimentação), para tal equipando-se os seres de armas naturais e biológicas, para actuação em plano instintivo, em que tamanho não é argumento.
Qualquer animal, neste contexto, esforça a toma do essencial na rejeição do supérfluo.
Bem, aqui chegado, e conhecendo a organização social humana e suas actuações, entro na casa do desespero para completar a ideia.
Nem mesmo com imaginação consigo adaptar aos outros animais a carga de supérfluos de uso humano.
Não estou a ver o leão preocupado se tem rede no móvel para convidar a leoazinha a dar um salto à discoteca para abanar a juba ou a formiga, na sua labuta, preocupada com o lazer da cigarra, história inventada pelo homem para dar lições que não aprende.
As comparações não resultam, nem delas tiro o gozo pensado, pois, a troco de benefícios espirituais, integraram-me numa sociedade plena de "merdices", como diria amigo meu, ervas malignas da seara da vida.
Olho aqui para a chávena de café e, entristecido, desisto de convidar o leão a fazer-me companhia. Decerto só criticas me faria.

4 comentários:

*Lisa_B* disse...

Olá :-) um sorriso e umas gotinhas de carinho pela manhã.

"Olho aqui para a chávena de café e, entristecido, desisto de convidar o leão a fazer-me companhia. Decerto só criticas me faria."

Depende do leão que convidar para o café porque ele há leões e Leões, o justo e puro de coração não faria criticas...apreciaria o tanto que com ele podia partilhar.

Até logo e carinhos em muitas gotinhas em forma de chuva ...

notyet disse...

Não Lisa, há aí um pequeno desvio.
Leão é leão, cumpre o seu fado e não inventa. Teria assim muita dificuldade em compreender e aceitar as estranhas atitudes dos humanos.
Mais gotinhas

Notas e Notícias disse...

Muito bom o blog. Parabéns, gostei dos textos aqui encontrados.

J. Araújo disse...

Boa noite! Passe no meu blog, tem um selo pra vc "OLHA QUE BLOG MANEIRO". Aqui omo sempre, excelentes textos para nossa reflexão. Parabéns!

Abraço,