quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

(226) Ocasos


Embora o planeta donde vim não fosse tão pequeno quanto o do Principezinho, porventura poderia estar com o por do sol horas a fio, bastando para tal caminhar lentamente em sua direcção.
Por aqui o usufruto desse gozo continuado é apenas permitido numa toma diária, ainda dependente doutros factores a considerar: como o amuo das nuvens ou a maioria das humanas tarefas, sem cor nem brilho, parte integrante da aquisição do supérfluo, absorvendo tempo de vida.
Uso especular, na tentativa de obter proveito do aparente prejuízo, e, para isso, sirvo-me de algumas das nossas fraquezas e fragilidades.
Sem duvida, o prazer retirado a um bom espectáculo está na razão inversa das vezes presenciadas. Mas há um acréscimo desse gozo no sonho intermédio, a ante visão do que vamos ver, e aí usamos essa coisa, misto de deus e diabo, a memória.
Já me aconteceu, na juventude, ter um sonho recorrente de visitar a Torre Eiffel, deliciando-me. Concretizada a visita acho que preferia ter continuado a sonhar.
O por do sol, porém, tem a vantagem das suas mil facetas.
Nunca se assemelha. Não dispenso....

3 comentários:

Cris Animal disse...

O pôr-do-sol é maravilhoso!
Anuncia o descanso e um recomeço futuro !
Bem fazia mesmo o Principezinho que só recuava a cadeira....rs
Todos os espetáculos da natureza são lindos"!
beijo
................Cris Animal

alcinda leal disse...

pois é mesmo lindo o pôr do sol! Ainda hoje estive a vê-lo, ao mesmo tempo que lia um livro, na praia.
Bom fim de semana! Bom carnaval!

*Lisa_B* disse...

Se formos com o pensamento e olhar do autista, quantas mais vezes se apreciar e observar determinado "espectáculo" todas as vezes são tão ou mais importante como a primeira.
Como se fala que amor como o primeiro não há...É relativo assim como o presenciar esses espectáculos, oferecidos pela natureza amuada ou não, e pela mão construtora do homem que também algumas vezes nos maravilha. No meu gosto a natureza não tem mão que se lhe compare.Concedido e formado pelo poder divino é maravilhoso .Estou mais com o olhar de autista: quando mais vejo mais graça e encanto lhe encontro.
Assim como a si!